terça-feira, 22 de setembro de 2015

Dia do Palmeiras

"Não nos querem Palestra, pois seremos Palmeiras e nascemos para ser campeões”

No ultimo dia 20 comemoramos o dia do Palmeiras, o dia em que o Palestra Itália deixava de existir, e nascia o campeão Palmeiras, afinal, queria o destino, que a grandeza do clube de ascendência italiana, fosse comprovada já no primeiro dia de existência, nascia o campeão do século XX, nascia o Palmeiras.

Nos idos anos de 1942, não era nada inteligente estar de alguma forma ligado à Itália, a segunda guerra mundial havia começado há três anos, e os italianos eram os maiores aliados da Alemanha nazista. No Brasil, diversas equipes de futebol, criadas por imigrantes italianos no início do século, eram discriminadas e perseguidas, dentre elas a Società Sportiva Palestra Italia, em São Paulo, equipe fundada por imigrantes italianos no ano de 1914. Durante este período o Brasil era governado por um regime ditatorial denominado "Estado Novo", até o ano de 1942 o país se mantinha afastado dos conflitos da segunda guerra, foi quando o atual presidente-ditador Getúlio Vargas declarou guerra aos países do eixo (31/08/1942). Desde o início do ano de 1942 os italianos já eram perseguidos no Brasil, em Março, um decreto autoriza o confisco de bens de italianos, alegando compensação dos prejuízos causados pela guerra, neste momento os dirigentes da atual Società Sportiva Palestra Italia, se reúnem e decidem pela retirada do nome "Itália", passando a chamar-se Palestra de São Paulo.


Não satisfeitos, alguns rivais procuram expoentes do regime ditatorial, e alegando que o nome Palestra referia-se às raízes italianas do time, na verdade trata-se de uma letra grega, solicitam aos generais da época o confisco dos bens da equipe palestrina.


Com a eminência da perca do estádio e outras estruturas, além de evitar o preconceito crescente da sociedade, a diretoria se reúne novamente e decide por uma nova alteração de nome, após nomes como Piratininga e Paulista serem rejeitados, surge em 14/09/1942 o novo nome do clube, agora Sociedade Esportiva Palmeiras, alguns dizem que devido a grande quantidade de palmeiras plantadas na sede social, outros que fora devido à homenagem a um antigo rival já extinto. O certo é que nascia, contra o preconceito e a desconfiança de toda a nação, uma das equipes mais vencedoras do país e do mundo.


Já em sua primeira partida, a atual Sociedade Esportiva Palmeiras, enfrentaria aquele que articulou por sua extinção, de olho em seu patrimônio, o São Paulo Futebol Clube, equipe do Dr. Paulo Machado de Carvalho, aliado da ditadura e principal articulador da perseguição ao extinto Palestra Itália. A equipe, invicta até o momento, precisava ganhar apenas um dos dois últimos jogos para sagra-se campeão, e o jogo contra o São Paulo além de ser o primeiro dos dois, tinha um gosto especial para os palmeirenses, que esperavam vingança depois de tanta perseguição.


O clima no dia 20/09/1942 era de decisão, após uma semana conturbada e com muita pressão da mídia, os palmeirenses esperavam um Pacaembu lotado e totalmente hostil, nas arquibancadas vaias e protestos eram planejados, foi quando o Capitão Adalberto Mendes escreveu seu nome na história palmeirense, ele deu a ideia da equipe entrar em campo portando a bandeira brasileira, algo até então permitido apenas para eventos internacionais, mais que isso, emprestando a própria imagem ao time Adalberto se habilita a entrar em campo com a equipe, após o espanto vindo das arquibancadas, a equipe é recebida com aplausos, afinal quem seria louco de em plena ditadura, vaiar um símbolo nacional ou mesmo um time representado por um capitão do exército.


Assim morria o Palestra, líder do campeonato, e nascia o Palmeiras, campeão paulista após vencer por 3 a 1 o jogo contra o São Paulo (o jogo não terminou devido ao abandono de campo da equipe tricolor). O episódio ficou marcado na história palmeirense como "Arrancada Heroica de 1942", e deve permanecer vivo na memória dos antigos e novos palmeirenses, uma história de luta e superação, que se confunde com a história de imigrantes, que fugindo de perseguições e fome no velho mundo, ajudaram a construir a nação que hoje conhecemos.


AVANTI PALESTRA!!! AVANTI PALMEIRAS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário